Flora

Por Ananda Porto, Terra da Gente


Ora-pro-nóbis pode ser cultivada no quintal e tem folhas e flores comestíveis — Foto: Ananda Porto/ TG

Quem percebe a aparência ornamental ou os espinhos presentes nos ramos ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) pode optar por admirar essa planta de longe. Mas ao saber das propriedades medicinais e dos benefícios que ela traz ao homem, com certeza, você vai querer essa plantinha cada vez mais perto e presente no seu dia a dia.

Flores da ora-pro-nóbis são comestíveis e têm sabor adocicado — Foto: Ananda Porto/ TG

O nome da espécie faz referência a uma tradição popular. Foi dado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre que rezava em latim. O significado é “rogai por nós”.

As folhas em forma de lança são ricas em propriedades oxidantes, vitaminas e proteínas. Apresentam 25% de valor proteico, sendo superior a alguns vegetais como, por exemplo, o espinafre, que tem o teor de 2,2%.

Torta de frango leva ora-pro-nóbis em ingredientes — Foto: Marcio de Campos/ TG

Não à toa a ora-pro-nóbis vem sendo utilizada cada vez mais na gastronomia. Em sopas, omeletes, tortas e até como suco. Uma curiosidade é que a flor da ora-pro-nóbis, que tem um sabor adocicado, também pode ser consumida. Uma sugestão é usá-las como ingredientes em saladas.

Mas é preciso cuidado para retirar as flores, já que a planta apresenta pequenos espinhos que podem machucar. A florada ocorre em um único dia, entre os meses de janeiro e abril.

Ora-pro-nóbis precisa de sol pleno para florir — Foto: Ananda Porto/ TG

A ora-pro-nóbis também é rica em vitamina C, possuindo um teor superior ao da laranja, sendo assim uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, outros princípios ativos fazem da planta um anti-inflamatório natural.

Além de fazer bem para a saúde a ora-pro-nóbis também é usada para decorar jardins, em sítios, fazendas e propriedades rurais por ser considerada uma planta ornamental.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você